sábado, 24 de novembro de 2007

A inovação na rede

Os sites de web-jornalismo estão ganhando cada vez mais espaço e acessos

Por Bruna Bittencourt

A internet, sem dúvida, veio para ficar. O jornal de papel não irá acabar, mas o web-jornalismo tende a crescer cada vez mais. Novas tecnologias surgirão e, com elas, outras formas de transmitir notícias. Esse é um cenário que passará por muitas mudanças. Dentro dessa tecnologia surgiram os sites de noticias, facilitando a vida de quem não tem tempo para assistir ou comprar um jornal. Os blogs jornalísticos crescem cada vez e cada um com uma editoria diferente.
O jornalismo esportivo na internet cada vez mais vem ganhando seu espaço. Vanessa Riche, 37, jornalista e publicitária, hoje integra a equipe de esportes do canal Sportv afirma que a interação entre o internauta e o jornalista só acrescenta na sua carreira.“Essa é a função da rede e o telespectador tem a oportunidade de tornar pública a sua opinião. Eles mandam sugestões de assuntos e eu corro atrás para satisfazê-los. O blog complementa o meu trabalho na TV. Ele me permite ter o retorno do telespectador”,afirma Vanessa.
No web jornalismo a contextualização do assunto fica por conta de links inseridos no texto da matéria. Não é preciso, como no jornal impresso, contextualizar o leitor leigo no corpo de sua matéria. Essa interação se dá pelos links que são oferecidos para ele se informar mais sobre o assunto.
Para os blogueiros de plantão, não existe um grande diferencial na internet para conquistar leitores, muitos tentam misturar a irreverência com o jornalismo esportivo, bastam textos dinâmicos e informativos. Essa "irreverência" pode acabar banalizando uma editoria que é tão séria como todas as outras. "Não separo o jornalismo esportivo, na internet, das outras editorias. Acredito que o texto para o jornalismo on-line, quando noticioso, deve ser curto e claro”. Afirma Pedro Vinicius, 20,blogueiro e estudante de jornalismo.
Nem todas as notícias esportivas vão ao ar e o blog é o espaço perfeito para publicar. Os blogueiros gostam muito dos bastidores. “Na redação temos a oportunidade de conversar com atletas, técnicos e as pautas surgem a todo o momento. Leio os sites dos principais jornais esportivos do mundo e estou sempre atualizado com tudo que acontece no cenário mundial. Apenas coloco, no "papel” minha opinião sobre o que julgo mais importante”, finaliza Pedro.
Já a participação dos leitores limita-se a determinados blogs. As sugestões são raras, mas o pedido sobre atletas ou campeonatos específicos sempre ocorrem. Os blogueiros acreditam que o sucesso de uma página jornalística seja a iteração com os leitores, eles sugerem pautas e podem registrar sua opinião através dos comentários deixados a cada atualização.
O mundo virtual esta crescendo e o jornalismo on-line vem acompanhando esse crescimento, as informações são acessadas a qualquer hora e lugar, o jornal impresso e a TV estão perdendo lugar para uma mídia esta começando a expandir-se.” Hoje tento imaginar como era possível viver sem rede.Com um detalhe apenas:como a internet é muito imediatista é muito importante checar as informações sempre>mas hoje a web divide a audiência com a TV,o rádio e o jornal.Quantas pessoas deixaram de assinar os jornais para ler na web?!”,conclui Riche.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ei bonita vem mesmo pegar uma corzinha aqui na minha laje, o sol aqui é pra escravo, ahahahaha, brincadeira.

Quanto ao texto, você foi direto ao ponto, gostei disso. As citações dos seus entrevistados exemplificaram muito bem essa questão da web em si e especificamente ao seu tema, que muitas vezes não são noticiados os vários mais assuntos esportivos.

Achei legal também colocar essa questão de bastidor, é um motivo muito curioso que eu nunca tinha pensado.

Bom é isso. Obrigado por passar no meu blog e rumo agora ao 7º período não é!? Porque a gente merece, ahahahahah.

Beijões!!!!

Anônimo disse...

Ow bita...
muito bom teu texto hein!não é grande, dá par ler rapidinho.Ideal para quem nao tem muito saco, como eu!
Parabens...eu dava 10, só pra nao desanimar!hehehhe
bjus

toniandre disse...

Bruna ... viu só, custou mas saiu! Essas pequenas dificuldades só deixam as coisas mais gostosas!
Dê uma revisada pois está faltando um que no final ...
e não esqueça de inscrever no Sangue Novo !

edla disse...

NEXXXX, PASSANDO PRA DEIXAR JÁ O FELIZ NATAL E ANO NOVO. ACREDITO QUE AINDA TENHAMOS CONTATO, E JÁ FALEI PRO ANDER DA LEMBRANÇA MINHA NO NATAL, NA PRIMEIRA MORDIDA LEMBREM DE MIM TÁ. EU TE AVISO QUANDO VC PUDER PASSAR AQUI. BRU...TO COM MEDO, 2008 ÚLTIMO ANO!!!BJOSSSSSS

Carlos Luz disse...

oi bruna...
um ótimo natal e um 2008 com muitas realizações e, principalmente, diplomados...
abração!!!

Aline Aguayo disse...

Bruna..
to de blog novo néé
www.ehdapiki.blogspot.com e www.alineaguayo.blogspot.com

Cade o texto q vc falo??

Unknown disse...

Boa tarde!! Sou Luciana, estudande de moda da universidade FMU, estou fazendo um trabalho de jornalismo de moda. Estou pesquisando as matérias de moda do jornal Folha Ilustrada. Preciso de uma pequena biografia sua. Desde já agradeço sua atenção.

Aline Galvão disse...

Olá Bruna!!
Eu sou Aline Galvão e gostaria de saber se você pode me ajudar.
Eu sou aluna de jornalismo da PUC-Rio e preciso fazer um trabalho para comunicação impressa. É sobre os bastidores de uma revista. Eu e meu grupo escolhemos a BOA FORMA e não conseguimos entrar em contato com a revista. Eu vi uma matéria assinada na revista com o seu nome e gostaria de saber se é você mesma e se poderia me ajudar.

Agradeço desde já,
Aline